Para onde o levo hoje?

Passeios literários Lisboa 2024
Com o bom tempo apetece passear!
De livro na mão, vamos ao encontro dos locais que os livros contam. Alfama, Arroios, Chiado, Cais do Sodré, Santos: por qual se decide? Se for muito difícil escolher, o melhor é inscrever-se em todos!
=== Próxima data: 21 de Abril (Páscoa judaica) ===
Percurso literário, com encontro no Largo do Chafariz de Dentro, em Alfama, e término no Rossio, onde era o Palácio dos Estaus, mais tarde Palácio do Santo Ofício. Vamos percorrer os caminhos de Berequias na sua fuga à morte na fogueira e na sua busca pela verdade. Esta história passa-se durante o massacre de judeus de 1506, numa Lisboa de judiarias que já não estão lá, mas que imaginamos.
Passeio Literário: Requiem, de Antonio Tabucchi
=== Próxima data: 12 de Maio ===
Um passeio a pé e de eléctrico, que passa por vários dos pontos citados na obra. Inicia no Cemitério dos Prazeres, onde Antonio Tabucchi está sepultado, e termina no Museu Nacional de Arte Antiga. Pelo caminho, acompanhamos o protagonista nos seus vários encontros. Requiem tem por subtítulo “uma alucinação” e conta um sonho repleto de encontros com pessoas vivas e mortas, em que Fernando Pessoa vagueia. Escrito em português como tributo a Fernando Pessoa e homenagem ao país que acolheu o autor.
Passeio literário As Naus de António Lobo Antunes
=== Próxima data: 25 de Maio ===
Numa Lisboa da descolonização, dos retornados, acompanhamos personagens que têm nomes de figuras históricas da época das descobertas, marcando o contraste entre a epopeia e o seu desfecho. Um passeio a pé, que passa por vários dos pontos citados na obra, incluindo o Largo de Santa Bárbara, a Avenida Almirante Reis, a Rua de Arroios, o Paço da Rainha e a Rua do Conde de Redondo.
Opus Night passeio-noctívago-literário. a partir do romance Alexandra Alpha de José Cardoso Pires
=== Próxima data: 6 de Julho ===
No romance Alexandra Alpha, de José Cardoso Pires, o Bar Crocodilo, esse onde o relógio gira ao contrário, representa todos os bares de Lisboa. Vamos recordar as deambulações noctívagas do escritor pela cidade de Lisboa, privilegiando os seus locais de eleição, e ler passagens do livro parando em três deles que eram poiso frequente do escritor: o Bar Procópio, o Pavilhão Chinês e o British Bar.
Passeio literário no Convento de Odivelas: Madre Paula Rainha na Sombra, de Ricardo Costa Correia
O Convento de Odivelas conta muitas histórias. Vamos seguir a de Madre Paula, amante de D. João V, e imaginar como era a vida naquele local de “reclusão”. No fim, surpreendemo-nos com um lanche numa barbearia! Esperam-nos queijos regionais, a famosa Marmelada Branca de Odivelas, agora certificada, e o vinho Madre Paula – sim! – branco ou tinto, com denominação de Vinho Regional de Lisboa.
Data a definir em breve.
Passeio literário Cemitério de Pianos de José Luís Peixoto
Peças de pianos velhos servem para reparar pianos novos, como filhos recebem peças dos pais. Esta é uma narrativa circular, que conta a história de Francisco Lázaro, maratonista que treinava nas estradas e ruas de Benfica e morreu nos Jogos Olímpicos de Estocolmo em 1912. Neste passeio acompanhamos os seus passos pelas as ruas mais antigas deste bairro de Lisboa, seguindo depois pelas azinhagas até ao Largo da Luz, em Carnide.
Data a definir em breve.

Mantenha-se a par do que fazemos. Siga-nos: FacebookpinterestrssyoutubeinstagrammailFacebookpinterestrssyoutubeinstagrammailby feather

Adorou esta página? Partilhe com os seus amigos, vão se apaixonar! FacebooktwitterredditpinterestlinkedintumblrmailFacebooktwitterredditpinterestlinkedintumblrmailby feather

2 Comments on “EXPLORE os eventos:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.