Para onde o levo hoje?

Nos eventos do Ler por aí… somos transportados para os lugares das histórias. Nos passeios, vamos mesmo até lá. Quando se trata de geografias mais longínquas, viajamos através dos cinco sentidos: acompanhamos a leitura com a música, a comida e a bebida que nos levam para lá.

Todos estão disponíveis para realizar a pedido – para empresas ou grupos.

Com o bom tempo apetece passear!
De livro na mão, vamos ao encontro dos locais que os livros contam. Alfama, Arroios, Chiado, Cais do Sodré, Santos: por qual se decide? Se for muito difícil escolher, o melhor é inscrever-se em todos!
Opus Night passeio-noctívago-literário. a partir do romance Alexandra Alpha de José Cardoso Pires
=== Próxima data: 6 de Julho ===
No romance Alexandra Alpha, de José Cardoso Pires, o Bar Crocodilo, esse onde o relógio gira ao contrário, representa todos os bares de Lisboa. Vamos recordar as deambulações noctívagas do escritor pela cidade de Lisboa, privilegiando os seus locais de eleição, e ler passagens do livro parando em três deles que eram poiso frequente do escritor: o Bar Procópio, o Pavilhão Chinês e o British Bar.
Passeio literário As Naus de António Lobo Antunes
=== Próxima data: 13 de Julho ===
Numa Lisboa da descolonização, dos retornados, acompanhamos personagens que têm nomes de figuras históricas da época das descobertas, marcando o contraste entre a epopeia e o seu desfecho. Um passeio a pé, que passa por vários dos pontos citados na obra, incluindo o Largo de Santa Bárbara, a Avenida Almirante Reis, a Rua de Arroios, o Paço da Rainha e a Rua do Conde de Redondo.
Passeio Literário: O Último Cabalista de Lisboa: de Alfama ao Rossio
=== Próxima data: 14 de Setembro ===
Percurso literário, com encontro no Largo do Chafariz de Dentro, em Alfama, passagem pelas antigas judiarias e término no Rossio, onde era o Palácio dos Estaus, mais tarde Palácio do Santo Ofício. Vamos percorrer os caminhos de Berequias na sua fuga à morte na fogueira e na sua busca pela verdade. Vamos ler a história nos lugares em que ela se passa, e imaginar uma cidade que já não está lá.
VALE OFERTA PASSEIOS
Ofereça passeios literários. É um presente original, não é?
Passeio Literário: Requiem, de Antonio Tabucchi
Um passeio a pé e de eléctrico, que passa por vários dos pontos citados na obra. Inicia no Cemitério dos Prazeres, onde Antonio Tabucchi está sepultado, e termina no Museu Nacional de Arte Antiga. Pelo caminho, acompanhamos o protagonista nos seus vários encontros. Requiem tem por subtítulo “uma alucinação” e conta um sonho repleto de encontros com pessoas vivas e mortas, em que Fernando Pessoa vagueia. Escrito em português como tributo a Fernando Pessoa e homenagem ao país que acolheu o autor.
Data a definir em breve.
Passeio literário Cemitério de Pianos de José Luís Peixoto
Peças de pianos velhos servem para reparar pianos novos, como filhos recebem peças dos pais. Esta é uma narrativa circular, que conta a história de Francisco Lázaro, maratonista que treinava nas estradas e ruas de Benfica e morreu nos Jogos Olímpicos de Estocolmo em 1912. Neste passeio acompanhamos os seus passos pelas as ruas mais antigas deste bairro de Lisboa, seguindo depois pelas azinhagas até ao Largo da Luz, em Carnide.
Data a definir em breve.
Passeio literário no Convento de Odivelas: Madre Paula Rainha na Sombra, de Ricardo Costa Correia
O Convento de Odivelas conta muitas histórias. Vamos seguir a de Madre Paula, amante de D. João V, e imaginar como era a vida naquele local de “reclusão”. No fim, surpreendemo-nos com um lanche numa barbearia! Esperam-nos queijos regionais, a famosa Marmelada Branca de Odivelas, agora certificada, e o vinho Madre Paula – sim! – branco ou tinto, com denominação de Vinho Regional de Lisboa.
Data a definir em breve.
Mulheres na primeira república na escrita tão sui generis de Filomena Marona Beja. O percurso ainda está em pesquisa, mas deverá centrar-se na zona da Graça.
Data a definir em breve.

2 Comments on “EXPLORE os eventos:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.