Da quantificação da leitura
Eis-nos chegados a meio do ano! É a data ideal para fazer balanços e vermos a quantas andamos. Incluindo nas leituras! Lá está o Goodreads a mostrar-nos quantos livros já lemos – e quantos livros já leram os nossos amigos leitores! A fazer-nos sentir atrasados, ou aquém, dos nossos amigos! E os nossos amigos a lançarem números de livros já lidos, a fazerem-nos sentir atrasados, e aquém!
Quando a leitura devia ser, antes de mais, um prazer! Contamos quantas vezes fazemos sexo no ano? Quantas vezes nos rimos até às lágrimas no ano? Quantas mousses de chocolate comemos no ano? Então porquê contar os livros que lemos no ano? E será que somos melhores leitores, e sobretudo mais felizes, se lermos 120 livros por ano em vez de 12?
Tudo isto, e no entanto, também eu quantifico as minhas leituras no Goodreads – faço o reading challenge desde 2018: nos primeiros anos, com resultados humilhantes – porque, na verdade, não registava tudo o que lia. Desde 2021, porém, termino os meus anos leitores em glória – graças à disciplina de passar o ano a registar tudo o que leio, e releio. Enche-me de satisfação ver a barrinha do objectivo a avançar castanha, rumo aos 100%! Rebolo-me de satisfação ao registar, cada dia, em que página vou, e ver a barrinha castanha a crescer. Nesta brincadeira, não falta a frustração de quando o livro que estamos a ler não está no Goodreads!
Este ano, fui mais longe e – nerdices – criei uma folha de cálculo, com estatísticas e projecções! Sei quantas páginas leio, em média, por dia, quantos livros vou conseguir ler até ao fim do ano, com base nos dias que ainda faltam até ao fim do ano e no número de páginas de cada livro que tenho para ler. É mais um divertimento a somar ao prazer da leitura. Enquanto me divertir…
Margarida Branco
© Ler por aí… (2023)
Cara margarida. Confesso que não sei bem o que pensar e sentir desta sua contagem de leituras, eu que sou viciada em livros; eu que em maio deste ano, após uma mudança de casa infernal devido aos caixotes e caixotes de livros que pareciam reproduzir-se de per si, prometi não comprar mais livros em papel e converter-me aos e-book (promessa já em incumprimento com a aquisição de 10 livros em junho); Eu que leio e releio muitos livros e acumulo díspares leituras em simultâneo…. Mas como tenho a mania da organização fiquei curiosa qt ao seu modelo!
Cara Maria do Rosário, como eu a compreendo! vou enviar-lhe por email o meu excel 🙂 boas leituras!