
Luana vem de Itália e actualmente mora em Lisboa. Desde cedo, interessou-se pelas culturas e literaturas de países de língua portuguesa, sempre se identificou e decidiu morar em países onde se falasse o idioma (nomeadamente, Portugal e Brasil).
Adora viajar e conhecer novas culturas. O seu interesse por viajar e pela escrita fizeram-na conhecer a livraria Ler por aí…, onde colabora através de um projecto da União Europeia – Erasmus para Jovens Empreendedores. Tem um percurso académico durante o qual viveu e estudou em vários países, como Espanha, Alemanha, Brasil, Portugal e Reino Unido. No mestrado e no doutoramento interessou-se por estudar a cidade e as suas periferias, especialmente as manifestações artísticas e políticas das periferias do Rio de Janeiro e de Lisboa.
Publicações de Luana Loria:
No Quarto do despejo, a autora Carolina Maria de Jesus apresenta-nos constantemente uma visão dicotômica sobre a cidade e a favela usando uma linguagem crua e directa, razão pela qual a sua obra foi escolhida como livro de destaque do mês de Maio.Ler por aí… em São Paulo, Brasil: Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus
O livro é considerado por muitos como a primeira obra da literatura marginal brasileira; e Carolina Maria de Jesus, autora, mulher, negra, pobre, mãe solteira, favelada, catadora de lixo, é considerada uma figura central no desenvolvimento da literatura marginal que elege a periferia como lugar de fala.
Deixe um comentário