Carlos M. Fernandes (Luanda, 1973) é investigador científico no Instituto de Sistemas e Robótica (Instituto Superior Técnico, Lisboa). Estudou fotografia na Ar.Co., em Lisboa (1994-96), e dá aulas de fotografia e de história da fotografia no Núcleo de Arte Fotográfica do Instituto Superior Técnico desde 1997.
Doutorou-se em 2009 com uma tese em inteligência artificial e aprendizagem automática e desde então tem vindo a seguir uma linha de investigação sobre as relações entre a arte e a ciência, a natureza da criatividade e o papel da fotografia nos diálogos entre as ciências naturais e as humanidades.
Participou em várias exposições individuais e colectivas de fotografia e de arte generativa e foi um dos fundadores da Pequena Galeria (Lisboa).
É autor dos livros Paisagens Ocultas: Notas Sobre Arte, Ciência e Criatividade Distribuída e o Chapéu de Ezra Pound, publicou uma dezena de álbuns de fotografia, e é o co-organizador da colectânea de textos O Lápis Mágico: Uma História da Construção da Fotografia.
Publicações de Carlos M. Fernandes:
Logo na primeira frase do seu Breviário, Predrag Matvejevitch adverte: «Não sabemos ao certo até onde vai o Mediterrâneo, nem que parte do litoral ocupa, nem onde acaba». E, no final do parágrafo, ainda acrescenta: «O Mediterrâneo não é apenas uma geografia», como que a anunciar que a obra que se segue evoca mais do que descreve. O Mar de Matvejevitch é um território abstracto e organizado sobre uma tecedura complexa de espaço e tempo.Ler por aí… no Mediterrâneo: Breviário Mediterrânico, de Predrag Matvejević
Conheça mais autores do Ler por aí…
Mantenha-se a par do que fazemos. Siga-nos: by
Adorou esta página? Partilhe com os seus amigos, vão se apaixonar! by
Deixe um comentário