10 livros para Ler por aí… em Barcelona

O ano por aqui começou com uma viagem a Barcelona. Agora que estou de volta, penso na utilidade das pesquisas e leituras que fiz antes de partir.
Porque é verdade que a viagem começa nos preparativos. Como escreve Michel Onfray na sua Teoria da Viagem:
A viagem começa numa biblioteca. Ou numa livraria.”
E mais à frente, como se justificasse que, para uma viagem, temos que levar “bagagem”:
Na viagem, apenas se descobre aquilo que trazemos connosco. O vazio do viajante produz a vacuidade da viagem; a sua riqueza produz a sua excelência.
Partilho consigo os preparativos que fiz para esta viagem. Aqui encontra uma lista de livros que enriquecem a visita à cidade de Barcelona, esta fabulosa cidade. Um deles é o que li durante a minha estadia – qual será? (quem me acompanha nas redes sociais, deve saber…)

Romance histórico que conta a história de um servo que participou na construção da Catedral de Santa Maria del Mar, na Barcelona do século XIV.

É o livro mais conhecido da tetralogia O Cemitério dos Livros Esquecidos. Muito livrólico, trata de um local mágico onde são guardados livros que precisam de ser protegidos. Há inúmeros passeios literários em Barcelona, baseados neste livro e na tetralogia.

A história de uma jovem e da sua chegada a Barcelona, após a Guerra Civil e nos primeiros anos do regime franquista.

A Barcelona do final do século XIX, e a sua transformação a partir de uma Exposição Universal e da história de um rapaz.

Numa taberna no Barrio de Gracia, na Barcelona dos anos quarenta, um romance trágico testemunhado por um jovem.

A história da cidade, contada por um galês. O título programa-nos para o encontro com George Orwell, e a sua Homenagem à Catalunha, mas não nos deixemos enganar: essa referência aparece, mas já o livro vai a mais de meio. Em Dezembro de 2019 (sabíamos lá o que estava para acontecer), escrevi sobre este livro.

Será falta de atenção Manuel Vázquez Montalbán não estar disponível na edição portuguesa? Este é o mais conhecido dos mistérios de Pepe Carvalho, e além de Barcelona, também nos dá Polinésia.

Conhecemos Jorge Carrión de Livrarias, verdadeira literatura de viagens determinada a perder-nos pelas livrarias do mundo. Aqui é na sua cidade, Barcelona, vista pelos seus olhos e reflectida pelo seu mundo, que nos perdemos.

cidade de Barcelona vista pelo escritor. A cidade lida como um livro, como escreve o jornalista J. Ernesto Ayala-Dip acerca desta obra editada pela primeira vez em 1987.

Cartografia dos romances de Carlos Ruiz Zafón, em que o próprio colaborou. Complementa um dos passeios literários que abundam na cidade, dedicados ao livros da tetralogia O Cemitério dos Livros Esquecidos.
Para construir esta lista, apoiei-me no catálogo de uma livraria que não podia mesmo deixar de visitar: a Altaïr.

É uma livraria dedicada ao tema das viagens e dos lugares – como o Ler por aí… Tem também uma revista: a Altaïr Magazine.
Margarida Branco
© Ler por aí… (2024)
Deixe um comentário